chimpanzés

Os chimpanzés (Pan troglodytes) são originários da África e suas quatro subespécies estão distribuídas ao longo do centro oeste do continente. A fragmentação do habitat, a caça furtiva, o tráfico ilegal, além de outras ameaças, tiveram papel crucial na redução de sua população. Um dos censos mais recentes revela um decréscimo de 90% em duas décadas. Em 2003, o número de indivíduos foi estimado entre 170 e 300 mil. Por isso, está classificada na Lista Vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature) como Espécie em Perigo, ou seja, com alto risco de extinção na natureza.

Pertencentes a ordem dos primatas e ao gênero Pan, os chimpanzés fazem parte da família taxonômica dos grandes primatas, onde também se encontram os gorilas, orangotangos, bonobos e seres humanos. Estudos indicam que os chimpanzés são os parentes mais próximos dos seres humanos na escala evolutiva, juntamente com os bonobos (Pan paniscus) compartilhando aproximadamente 99% de DNA e apresentando um ancestral comum por volta de 4 a 7 milhões de anos.

similaridade com o DNA humano

São primatas de grande porte, que medem entre 75 cm e 95 cm

São primatas de grande porte, que medem entre 75 cm e 95 cm e podem chegar a pesar até 65kg. Apresentam hábitos diurnos, terrestres e arborícolas. A locomoção é quadrupedal, ou seja, utilizam os pés e as mãos simultaneamente, porém, ocasionalmente, podem se movimentar de forma bípede. Possuem muita força física devido a sua anatomia muscular, cerebral e ao estilo de vida semi-arborícola. Alimentam-se basicamente de uma dieta frugívora, embora sejam onívoros e consumam folhas, flores, sementes e insetos – como formigas, cupins e larvas. Esporadicamente se alimentam  caçando coletivamente outros mamíferos de pequeno porte, incluindo espécies de macacos, como o Colobus (Colobus badius ssp. tholloni). A expectativa de vida em cativeiro é em média 50 anos, embora existam relatos de chimpanzés de mais de 60 anos. Já em vida livre, a expectativa pode ser igual ou mesmo menor.

Vivem em grupos de grande complexidade social

Vivem em grupos que variam de cinco até mais de cem indivíduos, com hierarquia definida – possuindo um ou dois machos dominantes. Essa hierarquia é instável, podendo sofrer alterações, inclusive, com a formação de coalizões entre outros machos. As fêmeas, em geral, são submissas aos machos.

Se destacam por suas habilidades cognitivas e raciocínio lógico frente a desafios

Os chimpanzés experimentam emoções como alegria, tristeza, raiva, prazer, tédio e depressão. Eles se destacam por suas habilidades cognitivas e raciocínio lógico frente a desafios. São capazes de reconhecer a própria imagem no espelho e de aprender certos tipos de linguagens, como a dos sinais. Apresentam diferentes culturas de acordo com a região em que vivem e as transmitem de uma geração para outra. O uso de gravetos para extrair cupins de cupinzeiros e de pedras para quebrarem sementes e frutos duros são alguns dos ensinamentos compartilhados.

A utilização destes primatas como animais de companhia, artistas do entretenimento ou mesmo como cobaias em laboratórios de pesquisa ainda é recorrente e provoca as mais diversas e graves consequências no desenvolvimento natural dos indivíduos.

Chimpanzés do Anami

Saiba mais sobre eles