Localização e
Instalações

Ocupando uma área de 230.000 m², o Instituto Anami está inserido na Bacia do Rio Miringuava, cuja foz é no rio Iguaçu, e localiza-se inteiramente no Município de São José dos Pinhais.

Possui uma estrutura completa, que abrange galpão de armazenamento de insumos; ambulatório e centro-cirúrgico veterinário; setor de quarentena; cozinha veterinária; vestiário e refeitório dos funcionários e os recintos dos primatas e demais animais. Estes últimos são desenvolvidos de acordo com as necessidades biológicas de cada espécie, levando em conta fatores como bem-estar, incidência solar e segurança aos animais e aos tratadores. As instalações foram construídas em uma antiga propriedade agrícola.

O perímetro do Instituto também compreende açudes e área para cultivo temporário de alimentos (como milho, hortaliças, raízes, frutas e outras leguminosas) sem uso de fertilizantes químicos, apenas adubos orgânicos. Encontra-se numa Área de Preservação Permanente (APP) que, de acordo com o Código Florestal Brasileiro vigente (Lei nº. 12.651 de 25/05/2012), pode ser classificada como: ”Área protegida coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”.

Seu entorno também compreende remanescentes de Floresta Ombrófila Mista, assim caracterizada por ainda conter exemplares do Pinheiro-do-paraná (Araucária angustifolia). Outras espécies vegetais de grande relevância presentes são a Imbuia (Ocotea porosa); o Cedro (Cedrella fissilis); Pinheiro-bravo (Podocarpus lambertii); a Canela-sassafrás (Ocotea odorifera); Aroeira (Schinus terebinthifolius) e a Erva-mate (Ilex paraguariensis). Essa vegetação fornece alimento e abrigo temporário ou definitivo para diversas espécies de vida livre, migratórias ou residentes.