O trabalho, a missão

 

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Anami consiste em acolher, proteger e reabilitar os grandes primatas. Os mesmos cuidados se estendem a outras espécies como papagaios, araras, tucanos, macacos-aranha, macacos-prego, cervos e jabutis, que também advêm de situações de maus tratos, da indústria do entretenimento e de apreensões do tráfico ilegal por parte das autoridades competentes – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) e Polícia Ambiental.

Dotado de amplas instalações capazes de acomodar espécies da fauna silvestre, nativa e exótica, oferece assistência profissional e estrutura adequada, proporcionando uma vida tranquila e protegida a todos os seus moradores. Rodeado de mata nativa, também abriga dentro de seu perímetro diversas espécies nativas de vida livre, que buscam alimentação e ambiente seguro para sua reprodução, um verdadeiro santuário da fauna brasileira.

Atualmente, vivem no Instituto cerca de 500 animais, entre os quais os chimpanzés. Lamentavelmente, muitos destes grandes primatas passaram longos anos de suas vidas confinados em jaulas deterioradas, em completa solidão, privados do convívio social com outros chimpanzés e sem as mínimas condições para uma vida saudável. Estes eventos, que deixam traumas profundos, físicos e psicológicos, requerem da equipe muito trabalho, dedicação e perseverança.

Nossa missão e nossa luta é a reabilitação de cada primata e a sua integração com outros indivíduos da mesma espécie, já que a ressocialização é fundamental para a recuperação destes indivíduos que, por algum motivo, nunca poderão voltar para a natureza.

O Instituto também se dedica a manter e reproduzir espécies da fauna nativa, com objetivo de auxiliar em programas de conservação. Seu perímetro é o destino de soltura de muitos animais apreendidos pelos órgãos ambientais.